A importância da vistoria em veículos

A importância da vistoria em veículos

0 3620

Por Alexandre Pereira da Silva

Antes de iniciarmos nossa análise é preciso deixar claro que o Código de Trânsito Brasileiro especifica a vistoria veicular, com critérios uniformes em todo o País, sendo que as vistorias são realizadas na esfera estadual. Este é um trabalho de suma importância, afinal, verificar as condições de manutenção e conservação de veículos pode evitar acidentes e, consequentemente, salvar vidas.

E, neste universo, precisamos pontuar algumas questões, como por exemplo, ‘vistoria’ e ‘inspeção’. A primeira é realizada por um profissional que avalia visualmente alguns itens, sem contar com a ajuda de equipamentos. Esse profissional também verifica documentação, histórico do veículo, chassi, motor, carroceria e demais itens visíveis.

Já durante a inspeção, o técnico avalia as condições do veículo, quando irá manusear equipamentos, valendo-se de aparelhos específicos para testes, com o intuito de verificar o funcionamento – ou não – de determinadas funcionalidades do veículo.

A vistoria veicular é muito importante para os condutores, pois, evita que veículos fora dos padrões especificados por fabricantes, ou sem condições de transitar pelas ruas, estradas ou rodovias, sejam legalizados, evitando inclusive, possíveis acidentes, como mencionamos anteriormente. Também é importante legitimar a propriedade do veículo, com suas autenticações e documentação, bem como verificar o funcionamento dos equipamentos, ratificando suas condições de uso.

Dentre os itens que deverão ser verificados durante a vistoria, estão faróis alto e baixo, luzes piloto, luz de placa; além de lanternas de freio, de posição, luz de ré, acionamento das setas e acionamento intermitente de emergência; limpadores de para-brisa e espelhos retrovisores. Velocímetro, buzina e para-choques dianteiro e traseiro; validade do extintor de incêndio, estado de conservação dos pneus, estepe e ferramentas. Placas, transparência dos vidros, cintos de segurança e outros itens mais.

AMPLIAÇÃO NA ESTRUTURA DE ATENDIMENTO E APLICAÇÃO DE RECURSOS EM ESTRADAS

Salvar vidas é algo que não tem preço, portanto, acredito que a vistoria veicular contribua significativamente para impedir que veículos sem conduções de uso, possam trafegar pelas ruas, podendo ocasionar acidentes. Entretanto, precisamos pontuar algumas questões que precisam de especial atenção, dentre elas, a ampliação na estrutura de atendimento e a aplicação da verba arrecadada em estradas.

Temos notado um esforço do Estado, inclusive em Itaperuna, no sentido de melhorar o atendimento nos postos de vistorias. Já aconteceram alguns avanços, mas, precisamos avançar ainda mais. Também é valido o sistema de vistoria itinerante, que acontece pontualmente em cidades do interior. Esse tipo de ação ‘desafoga’ outros municípios, melhorando o fluxo de atendimento.

Outra questão que o contribuinte precisa ver como resposta – rápida – é a conversão desses tributos em melhores estradas e rodovias. Essa contrapartida precisa ser visível e palpável, afinal, boas estradas também salvam vidas. E, como dito no início deste artigo, A VIDA NÃO TEM PREÇO!

Alexandre Pereira da Silva é administrador da empresa APS – SOLUÇÕES & DESPACHADORIA, articulista e colaborador do site ITAPERUNA NEWS.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe um Comentário