Graciella Esposti e o segredo da desburocratização

Graciella Esposti e o segredo da desburocratização

0 2780

Por Eusébio Dornellas | Itaperuna News (www.itaperunanews.com.br) e Comuniqque (www.comuniqque.com)

Itaperuna, RJ – De acordo com o Dicionário Aurélio, dentre os significados da palavra ‘burocracia’ podemos citar: “designa-se também por burocracia a influência, por vezes preponderante, dos empregados de secretaria ou órgãos públicos, na vida administrativa de um país”. Ou seja, no caso específico do Brasil, um verdadeiro pesadelo para os brasileiros, que tem que lidar com uma série de exigências documentais e, por vezes, deparar-se com funcionários ou servidores que complicam mais do que explicam.

O Projeto Personalidades, idealizado pelo escritor e jornalista Eusébio Dornellas, foi atrás do profissional que se dedica à prática da desburocratização, facilitando consideravelmente a vida daqueles que precisam resolver uma série de problemas, em diversas repartições. Graciella Esposti, Bacharel em Direito, pós-graduada em Direito Público e Privado, e despachante documentalista, é uma profissional que se dedica à arte de desburocratizar.

– Vivemos em um mundo onde as pessoas já se habituaram a resolver parte de seus problemas na velocidade de um clique. Além disso, as pessoas tem que cumprir uma série de atividades no dia a dia, conciliando inúmeras atividades, ficando com o tempo cada vez mais escasso. Infelizmente, a maioria das repartições públicas não estão adequadas a esse ritmo acelerado e burocratizam cada vez mais os serviços. Buscando facilitar a vida do público que deseja evitar esse contato burocrático direto, nos especializamos em descomplicar inúmeros tipos de serviços, principalmente nas repartições públicas – diz Graciella.

Dentre os serviços prestados, registro de marcas, prorrogação do registro, recurso, renúncia, cumprimento de exigência, alteração de nome, sede e endereço. Além de serviço cartorial, certidões diversas e procuração. Previdenciário/INSS, incluindo contagem de tempo de serviço, aposentadoria por idade, aposentadoria por tempo de contribuição, salário maternidade, salário família, pensão por morte, auxílio doença, auxílio acidente, amparo assistencial ao idoso e ao inválido, LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social), aposentadoria especial e outros benefícios.

Na área de meio ambiente, licença ambiental junto ao INEA, IBAMA, prefeitura, dentre outros órgãos, abertura e fechamento de poço artesiano e outros. Já no que se refere à legalização de empresas, abertura, bem como questões referentes à orientação sobre Microempreendedor Individual – MEI, certidões diversas, JUCERJA, prefeitura, Receita Federal, cartórios, e muito mais. Passaporte e setor imobiliário também fazem parte dos serviços que precisam de especial atenção na arte da desburocratização.

– Em relação a passaporte comum, trabalhamos com o preenchimento do formulário eletrônico, além do agendamento na Polícia Federal. E no setor imobiliário também atuamos junto aos órgãos competentes, cartório de registro imobiliário e prefeitura, com o intuito de facilitar a vida do cliente. Nosso objetivo é facilitar ao máximo a vida daqueles que buscam pelos nossos serviços – acrescenta Graciella.

PARCELAMENTO EM ATÉ 12X JUNTO AO DETRAN

Outro mecanismo que ajuda na desburocratização é a oportunidade de parcelar alguns serviços do DETRAN em até 12 vezes, com o carro, documento CRV ou CRLV liberados na hora.

– Sem dúvida alguma ajuda a descomplicar a vida do cidadão, afinal, conseguimos parcelar IPVA, licenciamento e multa em até 12 vezes. Outros serviços também bastante procurados são recurso de multa, seguro DPVAT, suspensão da CNH, além da compra de veículos com descontos para pessoas portadoras de deficiência, produtor rural e pessoas inscritas no MEI, Microempreendedor Individual e com CNPJ – comenta a despachante documentalista.

De acordo com Graciella, proporcionar serviços que desburocratizem a vida do cidadão é uma arte, cujo segredo está atrelado à dedicação individualizada em cada tipo de serviço.

– Cada serviço é único, com particularidades que exigem especial atenção. Eliminar as etapas burocráticas é o desafio a ser superado diariamente, buscando sempre, facilitar a vida daquele que procurou o profissional habilitado para desburocratizar. Há serviços que demandam a atuação rápida e eficaz, junto a órgãos diversos e, dessa forma, planejar uma atuação harmônica e concisa, inclusive com o parecer de outros membros da equipe, é sem dúvida um grande diferencial na arte de superar a burocracia – finaliza Graciella.

*Este texto faz parte do Projeto Personalidades, idealizado pelo jornalista Eusébio Dornellas, com o intuito de evidenciar o trabalho de pessoas que contribuem significativamente com a sociedade, através de sua atuação profissional e/ou exemplos de vida.

EUSÉBIO DORNELLAS é escritor, jornalista profissional filiado à FENAJ (JP 31.162/RJ), assessor de imprensa, MBA em Gestão de Pessoas, pós-graduado em Comunicação Contemporânea e Relações Públicas, Bacharel em Ciências Contábeis. Responsável pela Agência Comuniqque (www.comuniqque.com) e os sites Itaperuna News (www.itaperunanews.com.br) e Facegol (www.facegol.com.br). É autor dos seguintes livros: ‘O beijo dos anjos’, romance; ‘Labirintos: a eterna busca do ser’, romance; e ‘O pontapé inicial para a vida’, infanto juvenil. Todos os livros foram adotados por instituições de ensino, inclusive, de nível superior.

ARTIGOS SEMELHANTES

SEM COMENTÁRIOS

Deixe um Comentário