Da seca à cheia: chuva no ES muda paisagem dos rios Doce...

Da seca à cheia: chuva no ES muda paisagem dos rios Doce e Itapemirim

0 91

A chuva dos últimos dias aumentou o nível dos rios Doce e Itapemirim, nas regiões Norte e Sul do Espírito Santo. Por conta da seca, eles estavam com pouca água, mas agora podem ser vistos mais cheios, nesta terça-feira (5).

Há um mês, a situação do Rio Doce, em Colatina, era crítica. Os pescadores nem precisavam de barco, conseguiam pescar em pé dentro do rio. Em outros trechos, havia ainda menos água, animais eram vistos pastando no leito do rio.

O alerta de chuva forte continua no Espírito Santo nesta terça-feira.

Depois da chuva, na régua de medição da Agência Nacional das Águas (ANA), nesta terça, indicava 4 metros. Em um dia, o nível aumentou em um metro. Para que o rio transborde, a régua precisa estar em 6,20 metros.

Nos cinco primeiros dias de dezembro, já choveu praticamente todo o volume de chuva que foi registrado no mês de novembro. De acordo com a ANA, há previsão do Rio Doce continuar subindo nas próximas horas, mas não há risco de enchente.

Nível do Rio Itapemirim sobe e interdita trecho da ES-487, no Sul do Estado

No Rio Itapemirim, em Cachoeiro de Itapemirim, a situação é semelhante. Há cerca de um mês, a água não conseguia cobrir nem as pedras no fundo do rio. A medição na ponte reforçava o nível baixo.

Nesta terça-feira, a água que marca o volume indica que ele está dois metros do nível considerado normal. A Defesa Civil do município garantiu que não há perigo e que continuam monitorando o volume.

Como o rio corta parte da região Sul do estado, prejudicou o município de Itapemirim. Uma estrada que liga a cidade à BR-101 foi invadida pelas águas e está interditada.

G1 (Viviane Machado)

Foto: reprodução/TV Gazeta (Rio Doce antes e depois da chuva em Colatina)

SEM COMENTÁRIOS

Deixe um Comentário