Tremor de terra é registrado em Itaperuna e São José de Ubá

Tremor de terra é registrado em Itaperuna e São José de Ubá

Um tremor de magnitude 1.8 da escala Richter foi registrado em São José de Ubá, no Noroeste Fluminense, na manhã deste sábado (28).

Segundo a Rede Sismográfica Brasileira (RSB), o abalo sísmico foi registrado pela estação de Campos dos Goytacazes. Segundo o Observatório Nacional do Rio, também houve tremor em Itaperuna com intensidade de 1.7. A escala Richter vai até 10.

A cidade de São José de Ubá já havia tido um abalo de magnitude 1.1, considerado pela RSB como um evento de baixa magnitude, no dia 11 de abril. Segundo o Observatório Nacional, há relatos de que o abalo deste sábado foi sentido em um hospital da cidade.

Para o coordenador do Laboratório de Sismologia do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Marcos Ferreira, uma espécie de acomodação das rochas, que acumulou mais energia em um ponto específico, pode ter causado o tremor.

“Este tipo de abalo ocorre com menos frequência no Estado do Rio de Janeiro, mas é comum em outras regiões do Brasil. Muitas vezes, nem é sentido pela população, mas pode ser que isso aconteça quando a profundidade do abalo é mais rasa, ou seja, mais próxima da superfície”, disse Marcos.

Segundo a Defesa Civil, o tremor deste sábado em São José de Ubá foi sentido pelos moradores, mas não causou acidentes ou prejuízos. O órgão disse ainda que está percorrendo as ruas da cidade e zona rural por precaução.

Os institutos divergem sobre o horário em que o fenômeno aconteceu. O registro feito pela Rede Sismográfica Brasileira mostra que o tremor foi às 7h02min, enquanto o Observatório Nacional do Rio registrou o tremor às 7h39min.

Em 2017, a RSB registrou 21 abalos sísmicos em cidades do Rio de Janeiro, como Cambuci (2.6), Carapebus (1.6), Natividade (2.2), Petrópolis (1.8) e São Sebastião do Alto (2.4). Já em Trajano de Moraes foram registrados dois tremores (1.9 e 1.5) no ano passado, segundo a RBS.

G1 (Aline Rickly)

Imagem: ilustração | reprodução da Internet

SEM COMENTÁRIOS

Deixe um Comentário