Entenda como funciona o sistema de consórcios e suas terminologias

Entenda como funciona o sistema de consórcios e suas terminologias

A já consagrada prática de consórcios é a porta de entrada para milhões de brasileiros que desejam transformar seus sonhos em realidades, seja através da aquisição de um carro, moto ou caminhão, ou até mesmo na conquista da casa própria ou daquele apartamento igualzinho da novela; não restam dúvidas de que o consórcio é o primeiro passo para essas realizações.

E os números mostram como o segmento vem crescendo, ratificando a credibilidade da prática de consórcios. Segundo a ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios), o setor movimentou R$ 101,47 bilhões em créditos, comercializados no ano de 2017. Houve um aumento de 21% em relação ao ano anterior. Ou seja, no ano passado, 1,21 milhão de pessoas tiveram a chance de comprar carros, motos, caminhões, imóveis ou contratar algum tipo de serviço, através do sistema de consórcios.

De acordo com o Daniel Tinoco, diretor do Valor Consórcios, os números revelam o crescimento do setor em 2017 e trazem boas expectativas para este ano. O diretor ainda falou sobre o funcionamento e algumas terminologias referente a consórcios, esclarecendo algumas dúvidas.

– Sempre surgem algumas dúvidas, principalmente na hora da aquisição de um consórcio. A primeira dica é: verifique se a administradora é autorizada pelo Banco Central, que é a autoridade que fiscaliza os consórcios no Brasil. Essa dica é de fundamental importância na hora de adquirir um consórcio, então, busque essa informação a fim de evitar problemas futuros – alerta.

O diretor do Valor Consórcios ainda explicou o que é “assembleia, lance e cota”.

– A assembleia é realizada mensalmente, quando acontecem os sorteios. Nesse encontro é possível que o consorciado faça alguma oferta através de lances. O lance é o valor que determinada pessoa oferta como entrada, sendo que o lance mais alto será contemplado durante a assembleia. Ou seja, quanto mais alto for o lance, maior é a chance de a pessoa conseguir retirar sua carta de crédito naquele momento. E a cota, é o número do consorciado que irá identificá-lo no grupo – explica.

TAXAS, SORTEIO E A NÃO COMERCIALIZAÇÃO DE COTA CONTEMPLADA

No consórcio não há juros, apenas algumas taxas, como as taxas de administração, fundo de reserva e seguro de vida. Outra dúvida recorrente sobre consórcios é em relação a sorteios e cota contemplada.

– É importante que os consorciados participem das assembleias, afinal, é o momento deles. Nosso sorteio a partir deste mês será realizado através da extração pela Loteria Federal. Outro fator importante que precisa ser informado é que o Valor Consórcios não comercializa cotas contempladas. A única forma de adquirir a carta de crédito é através do sorteio ou lance durante as assembleias. Ou seja, durante a assembleia o consorciado pode fazer sua oferta através de lance, ampliando suas chances de antecipar a retirada da carta de crédito – finaliza Daniel.

Outras informações sobre consórcios podem ser obtidas através do site www.consorciovalor.com.br e demais contatos: (22) 3811-0600 / 3824-6060 / 99794-0847 WhatsApp.

Informação: Eusébio Dornellas | Agência Comuniqque – www.comuniqque.com

Imagem: reprodução da Internet | Freepik

1 COMENTÁRIO

Deixe um Comentário