Lei obriga escolas do Rio a dar orientação profissional

Lei obriga escolas do Rio a dar orientação profissional

A falta de informação sobre as profissões, sobre os cursos universitários e técnicos e sobre o mercado de trabalho são grandes obstáculos para uma escolha segura da carreira por parte dos estudantes. Esse tipo de orientação deveria ser dado em todas as escolas.

Para tentar resolver o problema, a Assembleia Legislativa aprovou há dias um projeto de lei do deputado Benedito Alves (PRB) que torna obrigatória a realização de atividades de orientação profissional aos alunos do ensino médio, nos colégios públicos e particulares do Estado do Rio.

A proposta seguirá para sanção ou veto do governador Luiz Fernando Pezão, que terá até 15 dias úteis para decidir. Segundo o texto, as atividades deverão ser realizadas de acordo com o calendário escolar e o projeto pedagógico de cada instituição. As escolas poderão oferecer palestras, discussões em grupo ou exposições durante as aulas.

As unidades também poderão realizar parcerias com a Secretaria de Estado de Educação com o objetivo de convidar profissionais de diversas áreas para debater com os alunos as suas experiências no mercado de trabalho.

A coluna torce para que o texto seja sancionado, já que a falta de informação sobre as profissões é a causa de muitas escolhas que acabam se revelando erradas anos depois.

ORIENTAÇÃO NAS ESCOLAS DO RIO (2)

Dirigentes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apontam a falta de informação sobre as carreiras como um dos motivos para os estudantes abandonarem a faculdade: o índice de evasão chega a 50%. Técnicos pedem um processo formativo que dê ao jovem mais segurança na escolha. “Para alguns, a escolha da profissão é algo muito natural. Mas esta não é a realidade da maioria das pessoas. É comum encontrar angústia e incerteza, seja no momento de escolher qual curso fazer na faculdade ou durante a vida profissional”, diz Benedito Alves.

O Dia (Francisco Alves Filho)

Foto: divulgação

SEM COMENTÁRIOS

Deixe um Comentário